-
Arquitetos: Hype Studio
- Área: 8754 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Bontempo Móveis, Deca, Doca, Imab, Itaci Ilian, MARELLI, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do edifício VINT fica em uma região residencial muito valorizada de Caxias do Sul-RS, em uma rua relativamente tranquila. O lote tem frente sul, e todos os lados - incluindo os fundos - apresentam construções em altura. Com pouca insolação direta em Caxias, que é uma cidade fria durante a maior parte do ano, o terreno não parecia apropriado para um residencial de alto padrão.
A incorporadora FISA nos trouxe, então, o desafio de criar um edifício comercial que quebrasse o paradigma do uso exclusivamente residencial da região: um edifício que instigasse o desejo de trabalhar no local e que tivesse personalidade. Completando 20 anos de atuação, a incorporadora buscava pontuar esta data com a criação de um marco na arquitetura de Caxias do Sul.
Em paralelo, o plano diretor trazia restrições à área computável máxima permitida para atividades não residenciais. Teríamos, portanto, que criar artifícios para alcançar a volumetria pretendida, considerando a altura dos edifícios vizinhos, e para ampliar e valorizar as áreas privativas da proposta.
Iniciamos com a proposição de sacadas, que não são contabilizadas como área computável e não estão sujeitas aos limites estabelecidos pelo plano diretor da cidade. Aproveitando o ambiente externo amigável, vimos nas sacadas frontais uma forma de possibilitar a abertura das esquadrias das salas do piso ao teto, criando uma sensação agradável de integração com o exterior, em contraponto às torres de vidro que buscam o isolamento das típicas avenidas barulhentas de nossas grandes cidades.
Nas salas de canto, conseguimos criar grandes sacadas na parte posterior, permitindo tanto a utilização como um espaço de confraternização – com a opção de churrasqueira – quanto a adaptação para uma sala de reuniões. Ainda com a ideia de ganharmos altura no edifício e de criarmos ambientes diferenciados, propusemos diversas salas com pé-direito duplo, o que também deu movimento e singularidade à fachada.
Como um apelo pela qualidade de vida no trabalho, propusemos um pavimento inteiro para uso condominial. Criamos uma grande praça com ambientes de convívio, reuniões e exercícios no 13º andar. Com uma vista privilegiada e com a inusitada presença de uma oliveira de 9 metros de altura, esta área condominial cria uma exceção na fachada, fazendo a transição para os últimos pavimentos construídos em estrutura metálica. A área condominial e os dois últimos pavimentos, compostos por salas duplex, dão leveza e configuram um coroamento próprio para o edifício.
Ao mesmo tempo que se integra e respeita seu entorno, basta um primeiro olhar para saber que o edifício Vint é um empreendimento diferenciado.